Aumenta para 205 o número de mortos em enchentes catastróficas na Espanha, reforçando o alerta sobre o aquecimento global”

O número de vítimas fatais das catastróficas enchentes que atingiram a Espanha nesta semana subiu para 205, sendo considerado o pior desastre climático na Europa nos últimos cinquenta anos. Este trágico evento reforça a urgência em lidar com as mudanças climáticas, que têm intensificado o aquecimento global e gerado eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e devastadores.

Equipes de resgate foram obrigadas a montar um necrotério temporário em um centro de convenções para acomodar os corpos. Em Valência, terceira maior cidade da Espanha, foram registradas 202 mortes, enquanto as regiões de Castilla-La Mancha e Andaluzia contabilizaram três vítimas. Ainda há dezenas de desaparecidos.

Em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 31, Angel Victor Torres, ministro responsável pela cooperação regional, alertou que o número de mortos pode aumentar, pois ainda há muitos desaparecidos.

Durante a noite de terça-feira, a região recebeu em apenas oito horas o equivalente a um ano de chuvas, o que fez os rios transbordarem e provocou destruição em estradas, linhas ferroviárias e pontes. Três dias após a tragédia, moradores solicitam auxílio do governo para enfrentar as dificuldades.

No sul de Valência, uma das áreas mais afetadas, as ruas foram tomadas por lama e água. Parte da população ainda está sem acesso a energia elétrica, água e alimentos. Vários veículos foram arrastados pela força das águas, e autoridades precisaram reforçar a segurança para conter saques. Em Aldaia, próxima a Valência, cinco pessoas foram presas após saquearem uma joalheria.

Diante dessa catástrofe climática, o governo espanhol acionou o Exército para ajudar na limpeza das ruas e distribuir mantimentos. Cerca de 500 soldados foram mobilizados para buscar pessoas desaparecidas e dar suporte aos sobreviventes. Um novo alerta meteorológico foi emitido para Huelva, no sudoeste da Espanha, aumentando as preocupações com futuros impactos das mudanças climáticas.

Essa sequência de eventos extremos destaca o quanto o aquecimento global está alterando o clima, intensificando chuvas e tempestades e aumentando o risco de tragédias como esta. É um lembrete urgente para que tomemos medidas efetivas contra o aquecimento global e nos preparemos para os desafios climáticos que estão por vir.

Mais Lidas

Veja também